webvisita

sábado, 20 de outubro de 2012

Desafio aos egocêntricos


Acho que sou o sujeito mais insuportável do mundo, nem eu me suporto. Não sou perfeito, mas exijo perfeição de todos à minha volta. Não entendo ninguém, mas reclamo quando ninguém me entende. Para que alguém seja aceito eu crio vários critérios, mas quero que todos me aceitem como eu sou... não sei de tudo, mas detesto conversar com quem sabe menos que eu. pergunto as maiores asneiras, mas me irrito quando falo algo e meu interlocutor pergunta: o que é isto? Enfim isto é característica de pessoa insuportável, mas que se acha perfeito, o ultimo biscoito da lata. O essencial, aquele que não sendo o dono da verdade a tomou emprestado e quando o dono aparecer será devolvida, enquanto isto; a verdade é minha propriedade. Todos os meus conceitos são verdadeiros os demais são equivocados ou falsos. Será que existe alguém deste jeito? Que se comporta exatamente assim? Se for assim é preciso mudar radicalmente. Se não sou perfeito,porque vou querer que os outros sejam? Se não entendo outros porque quero ser entendido? Porque seleciono as pessoas segundo meus critérios, e quero ser aceito assim como sou? porque quero que outros me suportam se eu mesmo não suporto ninguém? Humildade não é vergonha, é virtude. Jesus o mestre dos mestres, não pediu que aprendêssemos a sermos mestres como ele, nem a curar como ele, nem pregar como ele. Jesus não mandou que arrebanhássemos multidões de seguidores mas disse: Aprendei de mim que sou manso e humilde coração.Mateus 11.29... Este é o desafio para os cristãos. Abrir mão da arrogância, da presunção e aprender a ser humilde. Este aprendizado não é fácil, muito das vezes temos o hábito de nos medir diante de outra pessoa. Não admitimos que quem freqüentou a escola menos tempo do que nós possa ter um conhecimento melhor que o nosso. Não admitimos que a pessoa de menor poder aquisitivo, possa ser mais capacitado que nós mesmos. As vezes reclamamos nossos direitos,pois queremos o direito de pisar. Reivindicamos o direito de passar por cima. Quantas vezes nos vemos pedindo justiça, e quando pedimos justiça, somos os injustos da situação. Tem muita gente se comportando como Jonas, queria ver milhares de pessoas, inclusive pessoas que não sabiam discernir sobre a mão direita ou a esquerda serem exterminadas. Porem quando um bicho come a raiz de uma aboboreira que nasceu e cresceu numa única noite, ficou revoltado e se achando injustiçado. Ele tinha pena de uma arvore, mas desprezava a vida da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais. Esta inversão de valores está presente no nosso cotidiano. Estamos a cada dia menos tolerante com o próximo. E muito das vezes transferimo o dever de amar ao próximo para um animal, para uma planta ou até mesmo para uma maquina, que não possui vida. Quantas pessoas valoram mais o carro que a própria esposa. Quantos preferem um bichinho de estimação que um filho. Quantos dão mais valor à samambaia do que as pessoas que estão em sua volta? Nos espanta é que todas estas pessoas são pessoas de bem. Pessoas que tem o nome de cristãs e que participam de um grupo de cristãos. valorizam a vida de animais e de plantas, mas acham que o aborto é apenas uma questão de saúde publica. Que o assassinato de criança indefesa e inocente é apenas uma necessidade, que a mãe homicida tem direito ao próprio corpo. Assim questionamos o homem do século XXI e seus valores distorcidos. No inicio usei o pronome eu, pois não somos diferentes. Este jeito egocêntrico de ver o mundo é um problema que podemos compartilhar uns com os outros. Pensamos que todo o universo gira ao nosso redor e que nós somos o centro do mundo. Somos o eixo gravitacional, e tudo acontece por nossa causa. As leis existem e no nosso entendimento elas são injustas pois não funcionam do jeito que cada um de nós quer que funcione. As normas são de grande valor, desde que regulamentem o comportamento de outra pessoal pois reservamos o direito de violá-las. A ética é apenas uma palavrinha bonita, e eu sempre exijo que o outro tenha ética, mesmo que eu mesmo não me preocupo com isto. Sou aético e exijo que ou outro seja ético. Assim somos em todas as nossas posições. Espero que chegará o momento que o cosmo gira, junto conosco, sem a nossa presença e apesar de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário